sábado, 14 de abril de 2012

Cancelado registro de duas corretoras


O conselho diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep) cancelou o registro das corretoras Potential e MR. Costa, após denúncia e apuração de má conduta das empresas. A decisão da Coordenação Geral de Julgamentos foi confirmada por meio do voto do diretor de fiscalização da superintendência, Carlos Amorelli, e aprovada por unanimidade pelos integrantes do conselho.



A punição à Potential foi resultado da reclamação de uma consumidora, que alegou o cancelamento indevido do contrato de seguro de automóvel. A Susep constatou que a corretora se apropriou do prêmio. Caso semelhante aconteceu com a MR. Costa. Mas, neste caso, o dono da corretora também perdeu o registro para atuar na área.



A Susep ainda não tem o balanço das punições aplicadas no ano passado, mas informou que vem aumentando a fiscalização, atuando em conjunto com órgãos, como a Receita Federal, os Procons e o Ministério Público. Também é feita uma fiscalização nas empresas do setor, avaliando suas condições de mercado, práticas e demais condutas.



Como reclamar



O consumidor que tiver algum tipo de problema com o seu seguro pode procurar a Susep por dois caminhos: o Disque-Susep (0800-021-8484) e o site do órgão (www.susep.gov.br). No endereço eletrônico da superintendência, deve-se clicar no link "Serviços ao cidadão" e, depois, em "Faça aqui sua reclamação". Vai aparecer um formulário pedindo o nome da empresa de seguros, os dados pessoais do segurado (nome, endereço, CPF e estado em que mora) e as informações sobre o seguro, como o número da apólice. Finalmente, o consumidor terá que fazer uma descrição breve do problema que teve.



Nos dois primeiros meses deste ano, a Susep prestou 7.791 atendimentos ao público. Nesse período, foram abertos 81 processos. A maioria deles (33) é de clientes de seguros de vida. Veja, abaixo, as dicas para não ter problemas na hora de escolher a seguradora.



Registro: A primeira recomendação é verificar se a empresa está cadastrada na Susep. No site do órgão (www.susep.gov.br), é possível conferir se o corretor está regularizado. Basta clicar nos links "Serviços ao cidadão" e "Consulta ao cadastro de corretores de seguros".



Contrato: O consumidor deve ler atentamente o contrato, antes de assiná-lo. Se tiver dúvidas, pode procurar a Susep por site ou telefone (0800-021-8484). A entidade recomenda cuidado especial com as associações que oferecem produtos similares ao seguro, sem qualquer tipo de regulação.( Do extra )







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