quinta-feira, 30 de julho de 2009

Liderança

Liderar para cima é uma arte
Dave Ulrich afirma que a boa liderança é aquela que inspira, empolga, envolve e dá autonomia
Por FERNANDA BOTTONI
Foto divulgação
Dave Ulrich, um dos maiores especialistas em gestão de pessoas do mundo, acredita que alguns líderes tenham perícia e sabedoria para influenciar seus próprios chefes. Professor de negócios da Ross School of Business , da Universidade de Michigan, e co-fundador do Grupo RBL, consultoria que presta serviços aos maiores executivos de RH do mundo, ele já publicou mais de 100 artigos e 20 livros sobre o assunto. Em seu mais recente trabalho, O Código da Liderança (Editora BestSeller), escrito em parceria com Norm Smallwood e Kate Sweetman, o guru americano afirma que a boa liderança é aquela que inspira, empolga, envolve e dá autonomia. De acordo com ele, um dos maiores erros que os líderes cometem hoje em dia é o de se tornarem orgulhosos e arrogantes, quando deveriam ser humildes e abertos para aprender. Veja o que ele diz a seguir, em entrevista exclusiva concedida a VOCÊ S/A.
Um grande líder consegue liderar o chefe?
Gerenciar os superiores é uma arte. Ela exige que o subordinado saiba exatamente do que o chefe precisa e saiba também demonstrar que pode ajudá-lo a alcançar o que quer. A influência de baixo para cima não se dá por cargo ou tempo de empresa, mas por perícia e sabedoria. Quando o subordinado consegue fazer o gestor atingir seus objetivos, ele se torna uma influência positiva. Essa tarefa muitas vezes exige humildade, para não assumir o crédito pelo trabalho que é realizado.Qual é o desafio número 1 na liderança? E seu maior inimigo? A liderança está relacionada à construção da próxima geração de líderes e à garantia de que os potenciais líderes tenham aptidões e capacidades sob medida para o futuro, mais do que para o presente. Para isso, é preciso que o líder se cerque de pessoas diferentes dele. É tentador e fácil para um líder rodear-se de gente que pensa e age como ele, mas isso não cria sucessores. Os líderes também devem tomar cuidado para se cercar de indivíduos muito talentosos. Às vezes isso significa mais diálogo, debate, discórdia e discussão, mas essa mistura é que leva aos melhores resultados no longo prazo.
Quais são os erros mais comuns que os grandes líderes cometem?
Eu destaco três. Primeiro, eles esperam que o futuro seja como o presente. Marshall Goldsmith e outros falam que o que trouxe você até aqui não vai levá-lo até lá. A afirmação é muito verdadeira. Muitas vezes o que ajudou um profissional a ter sucesso no passado não é o que será crítico para ele no futuro. O segundo é o líder se tornar orgulhoso e arrogante, quando deveria ser humilde e aberto para aprender. Isso ocorre quando o líder começa a se concentrar em si mesmo mais do que nos outros, quando fica fechado para novas ideias, quando tem mais respostas que perguntas, quando está mais preocupado com o consumo do que com a produção e quando seisola em vez de se conectar com os principais interessados. Esse comportamento gera mau julgamento e más decisões. Por fim, o terceiro erro é o de esquecer que, por definição, a liderança é um esporte de equipe. Não é individual. A liderança não é apenas o que eu faço, mas o que eu consigo realizar com os outros e por meio deles. Fazer com que as pessoas se sintam bem com seu trabalho é crítico na liderança.
Qualquer pessoa pode desenvolver as cinco regras para liderar que o senhor menciona em seu livro?
Acreditamos que as pessoas têm predisposições, ou coisas pelas quais elas são mais atraídas. Por exemplo, eu sou mais predisposto a trabalhar em questões estratégicas. Mas as pessoas podem aprender técnicas que lhes permitam participar plenamente de todos os cinco domínios da liderança. Eu posso aprender a gerenciar melhor os talentos ou a desenvolver o capital humano. A pesquisa sobre liderança mostrou que metade dessa capacidade é inata, é a nossa predisposição. A outra metade representa coisas que podemos aprender e dominar.
Que perguntas um profissional pode fazer para si mesmo para se tornar um bom líder?
Ele deve se perguntar primeiramente se realmente quer liderar. A liderança tem um preço. Ela exige o abandono da autonomia pessoal e de alguns relacionamentos. Também pode exigir o aprendizado de novas técnicas que estão fora da sua zona de conforto. Pode ainda pedir que o profissional assuma riscos pessoais e profissionais. Depois, a pessoa deve se perguntar quais são suas forças e fraquezas na liderança. Que dimensões da liderança ocorrem mais naturalmente para ela? Quais são as áreas em que pode ter sucesso gastando menos energia? Por fim, é preciso se perguntar quais são os resultados que mais deseja obter. Quem são as pessoas que me seguem como líder? Como posso garantir que meu trabalho supra as necessidades e expectativas dessas pessoas?
E qual é o oposto de liderança?
Pergunta capciosa. Não é o acompanhamento, porque os seguidores fazem os líderes terem sucesso, e vice-versa. Também fazemos distinção entre o líder como indivíduo e a liderança como uma capacidade dentro da empresa. No entanto, essas são extensões da liderança. O oposto de liderança, provavelmente, é a falta de objetivos e a inércia.
Leitura
O novo livro de Dave Ulrich, professor de administração da Universidade de Michigan, traz cinco regras básicas e essenciais para se tornar um bom líder

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Fazenda Nome de Deus

Cair da tarde Pres.Castelo Branco

Transito

Sabemos que o transito de um modo geral ta complicado, então quem tem pressa deve acordar mais cedo.Não devemos deixar a nossa pressa ceifar vidas. temos que colocar na cabeça que devemos ter paciência no trânsito para evitar sérios problemas.(A pressa já fez muitos não chegar ao destino.)

Conhecimento

Se você está começando e não conhece o produto direito seja sincero, quem mandou começar sem conhece-lo?Conheço uma empresa de revenda de veículos que só ensina a vender, mas ela prefere que não conheça muito a qualidade do produto para não comprometer. Quanto mais você conhece o produto;mas responsabilidade tem.

O vendedor

Cada cliente tem um perfil e o vendedor deve estar atento a isto:tem cliente que você atende com um grande sorriso outro com um sorriso mais ameno, alguns você atende com seriedade outros você pode até dar um abraço, outros um simples aperto de mão, alguns você pode até brincar e assim você vai conduzindo a venda, mais nunca pode faltar a sinceridade. você foi colocado para dar lucro para o patrao,mas todos devem ficar satisfeitos com o negocio. as vezes o cliente da um lucro pequeno mas da lucro sempre e nós devemos pensar também neste lado. nem sempre o feeling funciona a não ser com Morris Albert.

domingo, 26 de julho de 2009

Profissional

O vendedor Profissional fideliza o cliente,vende sempre,olha no olho do cliente antes e após a venda,
tem coragem de olhar no olho dos colegas de trabalho,não é egoísta.pois a sua capacidade supera tudo.O vendedor Profissional não aceita o ditado (que todo vendedor é igual)O vendedor Profissional não aceita ser picareta, age sempre com ética.

sábado, 25 de julho de 2009

Intervalo - Concerto pour un Eté


Alain Patrick

Tempo

Os anos ensinam muitas coisas que os dias desconhecem.(Autor desconhecido)

Velhice

Não importa o que o passado fez de mim. Importa é o que farei com o que o passado fez de mim.
(autor desconhecido)

Personalidade

É um grande espectáculo ver um homem esforçado lutar contra a adversidade; mas há um ainda maior: ver outro homem correr em sua ajuda.
(Oliver Goldsmith)

Ignorancia

Os sábios falam pouco e dizem muito; os ignorantes falam muito e dizem pouco.
(Autor desconhecido)

Chuva ou frio?

Jardim Monte Rei



sexta-feira, 17 de julho de 2009

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Como não vender

Estive numa empresa de revenda de consórcios em Maringá para pedir informaçoes para adquirir um plano,fiquei de voltar depois, o vendedor sequer pediu o numero do meu telefone.Também estive numa empresa de brindes para fazer orçamento de brindes;o vendedor também nao sabe o numero do meu telefone.Pode ter certeza que vou adquirir os dois produtos,mas nao com os mesmos.

domingo, 12 de julho de 2009

Personalidade

Não são as más ervas que afogam a boa semente, mas sim a negligência do camponês.
(Confúcio)

sábado, 11 de julho de 2009

Dinheiro

Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro.
(Autor desconhecido)

Carater

Liderança é uma combinação de estratégia e carácter. Se você precisa ficar sem um, que seja sem a estratégia.
(Gen. Norman Schwarzkopf)

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Jardim Monte Rei

Vista parcial Jardim Monte Rei



Plantao Monte Rei
Ótimo local para você investir!


Dinâmica para recrutamento


O método consiste em:1-Colocar todos os candidatos num galpão2-Disponibilizar 200 tijolos para cada um.3-Não dê orientação alguma sobre o que fazer.4-Tranque-os lá.Após seis horas, volte e verifique o que fizeram.Segue a análise dos resultados:1 - Os que contaram os tijolos contrate como contadores.2 - Os que contaram e em seguida recontaram os tijolos, são auditores.3 - Os que espalharam os tijolos são engenheiros.4 - Os que tiverem arrumado os tijolos de maneira muito estranha, difícil de entender, coloque-os no Planejamento, Projeto e Controle de Produção.5 - Os que estiverem jogando tijolos uns nos outros, coloque-os em Operações.6 - Os que estiverem dormindo, coloque-os na Segurança.7 - Aqueles que picaram os tijolos em pedacinhos e estiverem tentando montá-los novamente, devem ir direto à Tecnologia da Informação.8 - Os que estiverem sentados sem fazer nada ou batendo papo-furado, são dos Recursos Humanos.9 - Os que disserem que fizeram de tudo para diminuir o estoque mas a concorrência está desleal e será preciso pensar em maiores facilidades, são vendedores natos.10 - Os que já tiverem saído, são gerentes.11 - Os que estiverem olhando pela janela com o olhar perdido no infinito, são os responsáveis pelo Planejamento Estratégico.12 - Os que estiverem conversando entre si com as mãos no bolso demonstrando que nem sequer tocaram nos tijolos e jamais fariam isso, cumprimente- os com muito respeito e coloque-os na Diretoria.13 - Os que levantaram um muro e se esconderam atrás são do Departamento de Marketing.14 - Os que afirmarem não estar vendo tijolo algum na sala, são advogados, encaminhem ao Departamento Jurídico.15 - Os que reclamarem que os tijolos 'estão uma porcaria, sem identificação, sem padronização e com medidas erradas', coloque na Qualidade.16 - Os que começarem a chamar os demais de 'companheiros' , elimine-os imediatamente antes que criem um sindicato.
Atenciosamente,
Psicólogo Chefe

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Jardim Petrópolis


Imagens do local: Jardim Petrópolis ao entardecer.


Jardim Petrópolis em Maringá foi um sucesso de vendas,em tres dias foi tudo vendido.

EM BREVE MAIS UM LANÇAMENTO COM A GARANTIA: "PLANALTO e FORTALEZA IMÓVEIS"

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Vendedor

O vendedor de sucesso nao pode pensar no cliente só uma vez;deve pensar no cliente agora e no futuro,para vender sempre.